Skip to main content

MEMBROS DA LISTA

LISTA R - CRLisboa

Presidente

Vasco Pais Brandão

Cédula Profissional nº 17.586-L

Uma trajetória de dedicação e experiência na advocacia.

Advogado desde 2002, iniciou a sua carreira em prática individual em 2015, após ter exercido em prática societária até 2014, atualmente integra a equipa de “Quadro Legal – Advogados”. A sua prática profissional tem se centrado nas áreas do contencioso penal, civil e laboral, assim como nas áreas do Direito Societário e do Imobiliário. Exerce ainda a atividade de advogado de empresa, como assessor jurídico nas áreas do comércio e hotelaria.

Foi membro da Comissão de Instalação da Comarca (piloto) da Grande Lisboa Noroeste, no âmbito da reorganização judiciária de 2008/2009 e integrou a equipa do Plano de Ação para a Justiça na Sociedade de Informação, pela DGPJ, no Ministério da Justiça, em 2011, destacando-se pelo seu compromisso e contribuição para o desenvolvimento do sistema informático dos Tribunais.

É Pós-graduado em gestão empresarial para comércio e serviços, pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão/CEGE – Centro de Estudos de Gestão Empresarial e em Direitos da Propriedade Industrial pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ingressou nos órgãos da Ordem dos Advogados em 2003, na Delegação de Sintra, e em 2011 passou a integrar a equipa do Conselho Distrital (atualmente regional) de Lisboa como vogal, com o pelouro das delegações e do combate à procuradoria ilícita. Foi reeleito para o triénio de 2014-2016, assumindo o pelouro do Apoio Judiciário do Conselho Regional de Lisboa. Posteriormente, no mandato de 2020/2022 tornou-se Vice-presidente do Conselho Regional de Lisboa sob a presidência do Dr. João Massano, continuando a assumir a direção do pelouro do Apoio Judiciário.

Ao longo da sua carreira, participou em vários grupos de trabalho, colaborou com o Instituto do Apoio Judiciário (IAD), participou em reuniões sobre Acesso ao Direito, foi mediador em várias conferencias e organizou workshops e ações formativas. Foi ainda autor de várias comunicações aos Congresso da Ordem dos Advogados, onde participou. É membro dos júris de agregação e entrevistas, contribuindo para a formação e avaliação de novos advogados.

No âmbito pessoal, aprecia música, cinema, leitura e viagens. É motociclista veterano, organizando anualmente viagens pela Europa e África. Joga ténis desde os 14 anos e é jogador de Padel, mantendo uma vida desportiva ativa.

Pretende presidir ao Conselho Regional de Lisboa, utilizando a sua vasta experiência nos órgãos da Ordem dos Advogados e mantendo o elevado nível de representatividade dos interesses da classe que tem sido seu apanágio. Propõe-se promover iniciativas agregadoras dos advogados de Lisboa, abrangendo todas as formas de exercício da profissão.

Vice-Presidente

Carla Cardoso Tavares

Cédula Profissional nº 16.027-L

Licenciada em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa em 1997, estagiou no escritório do Dr. Joaquim A. L. Valadas, seu patrono e mestre.

Pós-graduada em Gestão Empresarial para Comércio e Serviços, pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão/CEGE – Centro de Estudos de Gestão Empresarial.

Ao longo dos anos de exercício de advocacia, já o fez em prática individual e em sociedades de advogados, primeiramente na Comarca de Sintra e nos últimos 10 anos na Comarca de Cascais.

Co-fundadora de “Tavares Brandão & Associados – Sociedade de Advogados, RL”, atualmente integra a equipa de “Quadro Legal – Advogados”.

No exercício da sua atividade dedica-se sobretudo às áreas do direito civil, família e sucessões, comercial e trabalho.

Formadora do Conselho Regional de Lisboa desde 2011, em práticas processuais civis e práticas processuais laborais. A formação de advogados – estagiários e a iniciação destes à vida prática, é um dos seus maiores gostos.

Presidente de júri de avaliação de provas orais e entrevistas aos candidatos à agregação na Ordem dos Advogados pelo Conselho Regional de Lisboa.

A nível pessoal, apreciadora de viagens, música, história, arte e leitura. Possui grande sentido de família, espírito de liderança e responsabilidade e é apologista de trabalho em equipa. Detentora de sentido de serviço em prol da comunidade, apreendido desde jovem no movimento associativo que integrou – Corpo Nacional de Escutas, por quase duas décadas.

No ano em que completa 25 anos de inscrição na Ordem dos Advogados, aceita o desafio de se juntar a uma equipa coesa, determinada, séria, consciente e conhecedora das questões que afetam a advocacia e todos os advogados, cujo objetivo primordial é a defesa e dignificação da classe. Convicta que o Dr. Vasco Pais Brandão, é o Colega mais bem preparado para conduzir os destinos do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, pelas suas características pessoais e profissionais, bem como pela vasta experiência e conhecimento que possui sobre todos os pelouros e assuntos intrínsecos à advocacia lisboeta, independente da sua forma de exercício.

Vice-Presidente

Carlos Malheiro

Cédula Profissional nº 17.084-L

Advogado em Prática Individual

Inscrito na Ordem dos Advogados desde  26/07/2001

Cédula Profissional n.º 17084L pelo Conselho Regional de Lisboa

Vogal da Delegação de Loures da Ordem dos Advogados

Mandato 2014/2016

Presidente da Delegação de Loures da Ordem dos Advogados

Mandatos 2017/2019 e 2020/2022

Vogal do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados

desde 07/07/2023

Vice-Presidente

Cláudia de Oliveira

Cédula Profissional nº 13.727-L

Licenciada em Direito pela FDUL, é pós-graduada em Direito da Igualdade de Género (FDUC).
Advogada em prática individual desde 1997, fez assessoria à tradução/contratualização internacional dos Parques Eólicos da Achada, Bornes e Borninhos, entre outros do mesmo grupo da área das energias renováveis (2007-2009) e foi avençada do Gabinete de Direito Comparado da Procuradoria-geral da República, no âmbito da cooperação judiciária internacional e dos direitos humanos (2003).
Foi responsável pela tradução e assessoria jurídica ao stand da Viniportugal na Expo 98 e, em 1986 foi-lhe atribuído a menção honrosa no concurso literário anual DN Jovem, vertente poesia.
Foi vogal da Delegação de Sintra da Ordem dos Advogados (2017-2022) e presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Tiro com Arco (2022-2023).
É vogal do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados desde 2022.

Vogal

Francisco Pessoa Leitão

Cédula Profissional nº 21.768-L

Advogado em prática isolada.

Na titularidade de cargos nos órgãos da Ordem dos Advogados há 17 anos, na decorrência do art.º 15.º, do revogado EOA, quanto à obrigatoriedade e gratuitidade de exercício de funções.

Ou seja, 12 anos no exercício de funções, na Delegação do Seixal, em que foi eleito, exercendo o cargo de Vogal Tesoureiro durante 6 anos; e o cargo de Presidente durante outros 6 anos.

E mais, 3 anos, no primeiro mandato, eleito como Vogal Conselheiro, no Conselho Regional de Lisboa, e actualmente no exercício de Vogal Conselheiro, vai para mais de 2 anos, no Conselho Regional de Lisboa, no segundo mandato, entretanto, subitamente, interrompido, do qual se espera dar continuidade ao trabalho, honrosa e humildemente, cumprido.

Acredito em causas, e luto pela causa da Advocacia, profissão com dignidade constitucional, mas que muitos tentam arredar a sua importância.

É com enorme orgulho que me permito uma vez mais trilhar este caminho, com apego e abnegação, para que a Advocacia seja o berço da prática do bem comum, sempre na salvaguarda dos direitos, liberdades e garantias do cidadão e da manutenção do Estado de Direito. Pois sem Advogados não há Justiça.

Vogal

Cristina Eloy

Cédula Profissional nº 21.226-L

Consciente da minha responsabilidade social enveredei pela advocacia em 2003, exercendo em prática individual entre 2005 e 2016, ano em que constitui sociedade ciente dos desafios da profissão e da importância da colaboração entre Colegas.

Natural de Lisboa, com raízes no Algarve, adoto os princípios do yoga como filosofia de vida, essenciais para uma atuação mais consciente, empática e sustentável, assente no respeito pelo próximo, almejando um mundo mais justo, inclusivo e harmonioso.

Movida pelo compromisso para com a comunidade, colaborei cerca de 20 anos no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais, para que todos possam exercer os seus direitos, independentemente da sua condição económica.

Em prol da nossa classe exerci funções como membro da Delegação de Loures da Ordem dos Advogados (2014 a 2022) e como vogal do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados (2022/2025), conhecendo as dificuldades da profissão e trabalhando em soluções para os desafios da advocacia.

Certa da relevância dos advogados na sociedade, do seu papel fundamental no Estado de Direito e do impacto do seu trabalho, o presente e o futuro da advocacia surgem como uma preocupação constante, sendo urgente assegurar condições para o exercício digno e valorização da nossa profissão, que deve recuperar o respeito e reconhecimento de outrora, adaptando-se, condignamente, à evolução dos tempos e dos novos paradigmas.

Acredito que com união, esforço coletivo e trabalho conjunto, podemos fazer mais e melhor, instituindo uma advocacia mais forte, respeitada, participativa, influente e prestigiada.

Esta candidatura reflete o meu compromisso com a continuidade do trabalho iniciado, revendo-me, plenamente, nos valores e na dedicação da candidatura “Juntos Podemos Mais”.

Vogal

Rui Laranjeira

Cédula Profissional nº 18.950-L

Natural de Lisboa, exerce a sua atividade em prática individual desde 2003, em Sintra, estando inscrito no Sistema do Acesso ao Direito e aos Tribunais.

Exerce, maioritariamente, a sua atividade profissional na área do direito societário e do direito da insolvência, recuperação de empresas.

Durante o triénio de 2014-2017, foi com o sentido de dever cumprido, vogal tesoureiro da Delegação de Sintra da Ordem dos Advogados na Comarca de Sintra, tendo com a equipa de que fez parte, organizado diversas actividades formativas e concretizando a celebração de protocolos com diversas juntas de freguesia do concelho de Sintra.

Com especial gosto pela política onde exerce militância, integrou diversos cargos internos no partido.

Praticante e adepto de desporto. Sportinguista sofredor!

Assumi a presente candidatura certo de integrar uma equipa com competência e disponibilidade para trabalhar com dedicação em prol da Classe.

Vogal

Elda Catarina Fernandes

Cédula Profissional nº 53.133-L

E licenciada e mestre em Direito (FDUL) e realizou algumas pós-graduações em direito fiscal, área na qual centra a sua atividade.

Como advogada, fez o seu estágio (2012) na RBPA – Ricardo da Palma Borges & Associados e integra (desde 2014) o departamento de direito fiscal da Uría Menéndez.

É vogal do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados e vice-presidente da direção da JALP – Associação Internacional de Jovens Advogados da Língua Portuguesa.

Vogal

Manuel Fernando Ferrador

Cédula Profissional nº 18.658-L

Natural de Resende, Viseu;

Estudou nos Seminários de Resende, Lamego e Colégio de Lamego;

Quanto terminou os estudos secundários no Seminário de Lamego e Colégio de Lamego, nos anos de 1975/1976, porque oriundo de família numerosa e de condição social humilde, não teve a possibilidade de, ao contrário de muitos dos seus Colegas, iniciar os estudos superiores nas cidades do Porto e ou Coimbra;

O Bichinho do direito e da advocacia, em especial, estava lá, mas teve que fazer todo um percurso na carreira militar, até poder ingressar no ensino superior, depois de atingida a estabilidade económica e social, tendo-o feito como trabalhador estudante.

Advogado em prática individual;

Licenciado pela Universidade Autónoma de Lisboa;

Foi professor na Escola Superior Politécnica do Exército, onde ministrou cadeiras da área do direito (Administrativo e Criminal – disciplinar militar e criminal militar);

Foi Defensor Oficioso permanente dos extintos Tribunais Militares;

Foi Vogal da Delegação da Ordem dos Advogados da Amadora;

Foi Presidente da Delegação da Amadora da Ordem dos Advogados.

Foi vogal no CRL no triénio 2020-2022, continuando no triénio em curso.

Razões do meu apoio

Em primeiro lugar, desejo expressar publicamente a grande honra e orgulho que para mim constitui a possibilidade de pertencer a tão excelente equipa, superiormente encabeçada pelo Dr Vasco Pais Brandão.

Na verdade, foi para mim muito fácil reconhecer o mérito do VASCO pelo seu carácter, seriedade, integridade, inteligência e zelo de bem servir as Advogadas e Advogados da Região de Lisboa, em particular e de Portugal em geral, e, por isso não hesitei, desde a primeira hora o Convite para fazer parte da sua candidatura juntos podemos mais.

O Trabalho não pode ficar a meio, vamos terminá-lo, cumprindo as nossas promessas, o nosso programa.

Vogal

Odília Paulo

Cédula Profissional nº 15.219-L

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Exerce Advocacia há 25 anos, em prática individual, nas Comarcas de Lisboa e de Lisboa Oeste, em Oeiras, desde 2002.

Dedicada essencialmente às áreas do Direito Civil, designadamente Direito Imobiliário e Contratual, e ao Direito da Família e das Sucessões.

Tem formação em mediação de conflitos desde 2002 e em mediação familiar desde 2004.

Foi eleita presidente da Delegação de Oeiras da Ordem dos Advogados para o triénio de 2014-2016 e reeleita no triénio seguinte, 2016-2019.

Entre 2020 e 2022 foi vogal do Conselho Regional de Lisboa.

Foi novamente vogal do Conselho Regional de Lisboa no triénio seguinte, de 2023 a 2025.

Aceitei o convite do Dr. Vasco Pais Brandão para integrar a Equipa candidata ao Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados que muito me honrou, porquanto conheço bem o Colega e conheço bem os seus valores como sejam a seriedade, a integridade, a honestidade e o compromisso assumido na defesa dos interesses dos advogados.

Para além do Dr. Vasco Pais Brandão a Lista candidata reúne um grupo de Colegas de excelência com um programa sério que para além de promover a unificação da Classe contribuirá, em muito, para a dignificação da Advocacia.

Vogal

Teresa Correia do Amaral

Cédula Profissional nº 19.632-L

Natural de Lagos, licenciou-se em Relações Internacionais e, posteriormente, em Direito na Universidade Lusíada de Lisboa.

Advogada há mais de 20 anos, exerce na comarca de Oeiras, em prática individual e em colaboração com outros colegas. Está inscrita, desde 2004, no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais.

Para além da prática forense, tem experiência na elaboração de textos jurídicos, análise legislativa e jurisprudencial. Colabora na sistematização e resumo de legislação, acórdãos e outros textos jurídicos, realizando conteúdos para bases de dados especializadas na área do Direito.

O seu percurso na Ordem dos Advogados tem sido marcado por um forte compromisso com a classe. Atualmente, é Presidente da Delegação de Oeiras, tendo anteriormente desempenhado funções como vogal secretária (2014-2016 e 2017-2019) e tesoureira (2020-2022).

Desde cedo envolvida no associativismo, foi membro da associação de estudantes no ensino secundário e na universidade. A sua dedicação ao serviço público levou-a também a fazer voluntariado na Associação Portuguesa de Celíacos (APC), durante quinze anos, tendo sido membro do Conselho Fiscal e, entre os anos de 2016 e 2024, ocupado o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Encara esta candidatura com compromisso, dedicação e espírito de missão. Defende uma classe mais reconhecida, coesa e respeitada, acreditando que, através do esforço conjunto e do reforço da proximidade entre os advogados e as suas estruturas representativas, será possível construir um futuro mais sólido para a advocacia.

Vogal

Manuel Alexandre Henriques

Cédula Profissional nº 51.310-L

Advogado, na Sérvulo e Associados, desde Fevereiro de 2023.
Vogal no CRLIsboa 2022-2024.

Vogal

Francisca Quaresma

Cédula Profissional nº 12.283-L

Francisca Quaresma

Advogada em Prática Individual

Inscrita na Ordem dos Advogados desde 03/011/1995

Cédula Profissional n.º 12283L pelo Conselho Regional de Lisboa

Vogal da Delegação da Amadora da Ordem dos Advogados

Mandatos 2014/2016 e 2017/2019

Presidente da Delegação da Amadora da Ordem dos Advogados

Mandato 2020/2022

Vogal do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados

Desde 07/05/2024

Vogal

Paulo Valadas

Cédula Profissional nº 51.328-L

Natural de Lisboa,
Licenciado em Direito na Universidade Lusíada de Lisboa, tem-se dedicado essencialmente às áreas do Direito Criminal e Direito da Família.
Com escritório em Sintra, exerce a nobre prática da Advocacia em prática individual desde 2012.
Logo após ter concluído a sua licenciatura, motivado pela área da investigação criminal e comportamental, tirou uma pós-graduação em criminologia.

Razões do meu apoio

Fui surpreendido e até comovido pelo convite do Dr. Vasco Pais Brandão para fazer parte da sua candidatura juntos podemos mais. De facto, por conhecer o Dr. Vasco Pais Brandão há mais de 20 anos, pelo caminho por ele trilhado, quer como profissional, quer como Colega, quer como excelente pessoa, não poderia deixar de aceitar tal convite e tal desafio.

O Desafio, de nos tornarmos unos e de podermos muito mais enquanto pessoas e por consequência, enquanto profissionais que se identificam e contam com quem os representa.

Os valores que servem de alicerce à lista encabeçada pelo Dr. Vasco Pais Brandão, constituída, acima de tudo por boas pessoas, porque boas pessoas, fazem bons profissionais, levou-me a acreditar ainda mais num projeto que se pretende de todos, não para esta ou de outra lista, mas sim para todos os Advogados Portugueses.

O trabalho será unir, porque juntos, poderemos, muito, mas muito mais. Acredito que este será o início do primeiro capítulo de um longo e trabalhoso trajeto. Mas, seguramente, pautado pelo rigor, pela transparência, trabalho, humildade e UNIÃO DE TODOS!

Vogal

Helena Domingues

Cédula Profissional nº 7.406-L

É licenciada pela Faculdade de Direito de Lisboa (Universidade Clássica de Lisboa), tendo concluído o curso em 1985.

Exerce a sua atividade em prática individual em escritório próprio, em Corroios, Comarca do Seixal, mas a partilha e a colaboração com outros colegas têm sido constantes.

É Presidente da Delegação do Seixal da Ordem dos Advogados e já foi docente convidada, no Ensino Superior.

Foi membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Seixal, vice-presidente e presidente da Assembleia Geral da Associação de Reformados da Amora e, durante 13 anos, Juiz Social no Tribunal de Família e Menores do Seixal.

Sempre se interessou pelas pessoas e pelos movimentos sociais, tendo participado em várias associações onde foi, entre outros, presidente de associações de pais e vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais).

Também a Política sempre exerceu um fascínio particular sobre a sua vida, tendo começado a sua participação cedo, primeiro de forma independente e, mais tarde, com militância partidária.

Foi nesse âmbito que exerceu diversos cargos internos no Partido Socialista e que foi eleita membro da Assembleia Municipal do Seixal e vereadora no mesmo município.

Vogal

Renata Costa

Cédula Profissional nº 20.532-L

Licenciada em Direito pela Universidade Moderna de Lisboa, em 2002, terminou o estágio em 2005, contando com 20 anos de exercício na profissão de Advogada, o que ambicionou desde criança.

Exerce, desde sempre, em prática isolada, essencialmente nas áreas de Direito da Família e Direito Penal.

Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Delegação de Vila Franca de Xira da Ordem dos Advogados, após ter sido Vogal durante o triénio anterior.

Está inscrita no apoio judiciário praticamente desde que é Advogada, colaborando na defesa e prestando apoio jurídico a quem dele necessita.

A sua dedicação à profissão é complementada pelo seu compromisso com a melhoria da sociedade através do seu trabalho e envolvimento em várias iniciativas comunitárias.

Em paralelo com a profissão que exerce sempre com uma postura proativa e interventiva, é reconhecida pela capacidade de se manter presente e ativa na comunidade a vários níveis.

No seu dia a dia é caracterizada pelo seu sentido de humor e boa disposição, o que lhe permite levar a vida com a ligeireza adequada.

Integra, também, a direção de um clube de futebol local.

Vogal

Mitchell Rocha

Cédula Profissional nº 17.983-L

Licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (1994-1999) fez o seu estágio em Caldas da Rainha.

Exerce Advocacia na Comarca das Caldas da Rainha há 23 anos, em prática individual, mantendo-se inscrito no sistema do Acesso ao Direito e aos Tribunais até aos dias de hoje.

Enquanto estudante universitário, trabalhou na redação de um jornal local.

Foi Vice Presidente da Delegação das Caldas da Rainha da Ordem dos Advogados (2017-2029) e Presidente nos dois últimos mandatos(2020-2022;2023-2025).

Vogal

Mariana Marques dos Santos

Cédula Profissional nº 11.722-L

Brevemente

Vogal

Filipa de Santa Bárbara

Cédula Profissional nº 20.851-L

Licenciada pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde terminou o curso em 2002.

Advogada em prática individual desde Março de 2005, sediou o seu escritório em Alcochete, onde ainda hoje trabalha.

Desde 2010 tem assessorado várias empresas, área de sua preferência de atuação, em paralelo com a área Penal, Direito do Trabalho e Família e Menores, o que fez abraçar o desafio de realizar várias conferências no concelho onde tem escritório relacionadas com direitos dos trabalhadores.

Em 2015 foi convidada para regressar ao colégio que frequentou na sua infância, convite que aceitou, tendo realizado conferências sobre imigração durante um mês em Bruxelas, no College Filles de Marie a dar apoio jurídico a estudantes imigrantes.

Desde 2009 que assumiu o cargo de vogal da Delegação do Montijo, tendo sido Presidente do mesmo órgão entre 2017 e o triénio passado.

Em 2020 assumiu o papel de Formadora de Deontologia junto do Cr Lisboa, o que muito a orgulha por conseguir transmitir aos Colegas Estagiários a verdadeira essência do papel que é ser Advogado e as boas práticas que se exige a este profissional.

Vogal

Carlos Cardoso Africano da Costa

Cédula Profissional nº 17.964-L

Nasci em 1970, actual Maputo, antiga Lourenço Marques, de onde, ainda miúdo, fui afortunadamente transplantado para os Açores, onde fiz os meus estudos.

A paixão pela história e pelo cinema fez nascer, na concretização de outro acaso – se estes existem – a paixão pelo Direito, e sobretudo pela Advocacia, numa cita com o Stanley Kramer e o belíssimo preto e branco do seu “Julgamento em Nuremberga”.

A Licenciatura na Faculdade de Direito de Lisboa, na Clássica, em 1997 e com privilégio de coincidir – outra vez o acaso- com a passagem pela Faculdade de dois extraordinários professores, a Professora Teresa Pizzarro Beleza e o Professor Freitas do Amaral.

Da Sra. Professora ainda guardo e guardarei sempre, dos seus comentários sobre o atribulado pós-guerra alemão, a relevância do Advogado enquanto garante de Direitos, Liberdades e Garantias.

Advogado em prática individual desde 2001, com escritório em Cascais, e especial incidência, desde 2008, na área do direito civil e sobretudo nas suas múltiplas intersecções com o Direito da Família.

Pessoalmente acredito numa mente sã em corpo são e, portanto, jogo quando posso, ténis, e mantenho que a música é a forma superior de comunicação, pelo que todos os dias reservo religiosamente tempo para audição.

Porque entendo que a vida é sobretudo comunidade, faço voluntariado desde os tempos da faculdade, e durante anos a seguir, com o Banco Alimentar, sendo que mais recentemente com a Refood.”

Vogal

Rita Marques

Cédula Profissional nº 11.318-L

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em 1992, pós-graduada em Estudos Europeus em 1994 e também em Direito das Sociedades Comerciais em 2006, pela mesma Universidade. Participou em 2018 na 1ª edição do Programa Executivo Women on Boards pela VdA Academia em parceria com a Porto Business School.

Advogada inscrita na Ordem desde 1994, é Senior Counsel da VdA – Vieira de Almeida & Associados que integra desde 1999. Antes disso trabalhou 7 anos na Luiz Gomes & Associados, Sociedade de Advogados, onde fez o seu Estágio.

Com larga experiência em Direito Societário, Fusões&Aquisições e Direito Comercial especialmente nas áreas da Saúde e Farmacêutico, Indústrias e Telecomunicações.

Com gosto pelo voluntariado e impacto social, tem participado em diversas iniciativas de Voluntariado e Projetos Pro-bono não só no campo jurídico como também no âmbito de Associações como a JAP – Junior Achievement Portugal, Girl Moove Academy e Associação Terra dos Sonhos, causa pela qual participou, para angariação de fundos, na subida ao Kilimanjaro, no final de 2023.

Acredita que a Ordem deve representar orgulhosamente todos e cada um dos Advogados portugueses e que Juntos Podemos (muito) Mais.

MANDATÁRIA PARA A JUVENTUDE

Mandatária para a Juventude

Maria Pereira da Silva

Cédula Profissional nº 63.288-L

Licenciada em Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, tendo estagiado no escritório de Rita Sassetti e de Dina Ferreira.

Exerce Advocacia na Comarca de Cascais desde o ano em que agregou a Ordem dos Advogados, isto é, desde o ano de 2021, no escritório de Advogados de Dina Ferreira, em prática individual.

Frequentou o IV Curso de Pós Graduação em Direito das Crianças, Família e Sucessões durante o ano de 2022 na Faculdade de Direito de Lisboa.

Acredita que a Lista R é a lista que melhor salvaguarda os interesses da Classe, sendo a mesma composta por uma equipa de Advogados que farão a diferença e que se encontram realmente empenhados em dignificar a Advocacia Portuguesa.