João Massano, candidato a bastonário da Ordem dos Advogados (OA), esteve em Vila Real, onde deu a conhecer os objetivos da sua candidatura, à semelhança do que tem feito em outras regiões do país.
O advogado pretende “uma classe mais unida”, deixando críticas à atual gestão, que “incita à divisão entre partes da advocacia”.
“Quando se governa a partir do Facebook, quando se está sempre a insultar e humilhar os colegas em redes sociais, sejam eles quais forem, não é a forma mais adequada de unir uma classe”, afirma o candidato, acrescentando que “um bastonário não pode estar a comentar nem a colocar emojis em publicações onde se insultam os outros candidatos. O bastonário tem de ser alguém que une e não que divide.”
João Massano admite que a classe está “muito dividida e descredibilizada” e, além disso, “a OA não é considerada”, dando como exemplo a revisão da tabela de honorários ao apoio judiciário que foi feita “sem que a Ordem estivesse em grupo de trabalho”.
O advogado quer, por isso, “recuperar a notoriedade e a credibilidade da Ordem”, tendo “proximidade, inclusão e representatividade” como palavras-chave da sua candidatura.
Ainda sobre as medidas que pretende implementar caso vença as eleições, João Massano destaca “o apoio às delegações para que possam ser realizadas formações que permitam que os profissionais estejam em constante atualização”. No caso de Vila Real, “podem ser criados modelos específicos de apoio para que possam ser feitas formações específicas à distância”, para que não tenham de se deslocar à sede da delegação.
A isto junta-se “a criação de um gabinete de mentoria, para que os profissionais possam trocar ideias.
O objetivo é, sobretudo, combater o isolamento na advocacia. Fazer com que os advogados se conheçam e falem uns com os outros.”
João Massano pretende, também, criar um gabinete de apoio destinado aos jovens advogados, “ajudando-os a calcular os custos de ter um escritório e iniciar atividade”, e ainda criar uma “plataforma interna onde seja possível compilar, por exemplo, as coletâneas de jurisprudência. Era uma forma de pouparmos tempo”.
As eleições para a OA estão agendadas para os dias 18 e 19 de março. Além de João Massano, concorrem ao cargo Ricardo Serrano Vieira, José Costa Pinto e Fernanda de Almeida Pinheiro, a atual bastonária.
Um artigo de 🖋 ELSA NIBRA, in A Voz de Trás-os-Montes
https://www.avozdetrasosmontes.pt/candidato-a-bastonario-dos-advogados-quer-uma-classe-unida/